Habilidades culinárias e o empreendedorismo em alimentos

Empreendedor em Alimentos.

Negócio em alimentos faz ganhar dinheiro?

Você sabe o que significa o termo empreendedorismo? Conforme cita no livro O empreendedor: empreender como opção de carreira do autor Ronald Jean Degen, empreendedor deriva do inglês entrepreneur, que, por sua vez, vem do termo do francês antigo “entreprendre“, um vocábulo formado pelas palavras entre – do latim inter, que significa reciprocidadade – e preneur – do latim prehendre, que significa comprador. . Certamente, empreendedorismo é uma característica, é identificar mudanças e criar novas oportunidades, também pode ser visto como desenvolver algo diferente, inovar. Neste caso, o empreendedor em alimentos buscou esta oportunidade por diferentes motivos, o que você acha?

As pessoas buscam uma fonte de renda no empreendedorismo, de diversas maneiras, mas o número de estabelecimentos do ramo da alimentação, como por exemplo, o pequeno empreendedor em alimentos vem crescendo nos últimos anos. Na maioria das vezes, são negócios familiares e independentes, sendo eles: restaurantes comerciais em vilarejo, bairros comerciais, barracas nas ruas das grandes cidades, marmitas funcionais, entre outros.

Não só, mas também, com a facilidade dos canais de comunicação via internet, a propagação de receitas proporciona conhecimento rápido e de baixo custo para este nicho de mercado, possibilitando empreender e gerar a renda da família.
Isto é dizer que, segundo a professora Maria Inês Felippe, em seu suplemento, Empreendedorismo – buscando o sucesso empresarial, ela defende a idéia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. (Fonte: Sebrae Nacional – 23/01/2019).

Como o empreendedor em alimentos pode crescer?

Surpreendentemente, de acordo, com os dados do IGBE, nas últimas três décadas, o percentual de brasileiros que trocou a refeição em casa pela alimentação fora do lar saltou de 7% para 25%. Sem dúvida, mostra que, o brasileiro aumentou os gastos em aproximadamente 25% de sua renda com refeições fora de casa. A Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL) estima que o setor represente atualmente 2,7% do PIB brasileiro.

Contudo, é necessário que o empreendedor em alimentos prontos para o consumo, saiba como fazer o seu negócio alcançar o sucesso. Segue alguns conselhos importantes e inegavelmente a solução para conquistar o mercado, são eles:
*Estudar o bem o mercado e o público a que se destina;
*Ser um negócio competitivo no mercado;
*Criar uma marca forte;
*Ter instalações adequadas e conforme exigência das legislações vigentes;
*Aprimorar um produto que seja o carro chefe do empreendimento;
*Trabalhar com alimentos de qualidade e boa procedência;
*Buscar uma logística rápida para compras e armazenamentos das matérias-primas;
*Manter cardápios criativos e bem elaborados;
*Proporcionar uma produção dentro dos padrões de higiene e segurança dos alimentos;

Com certeza, buscar ajuda profissional pode ser o caminho mais assertivo para o Sucesso no Empreendedorismo Alimentar. 

Temos a consultoria para você empreender e ter sucesso? Clique aqui e fale conosco.

Compartilhe!

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os serviços e investimentos preencha o formulário:

Precisa de ajuda?