CONTROLE DE PRAGAS URBANAS.

controle de pragas urbanas
Uma barata na bancada da cozinha é uma praga.

O combate às pragas Urbanas.

Olá, agora, falaremos sobre controle de pragas urbanas.

Vamos saber quais os critérios, normas, cuidados, que o empreendedor em alimentos precisa saber para contratar o controle de pragas do seu negócio. Quem já se deparou com uma baratinha na sua cozinha?

Sei bem sobre isso. Começarei apresentando a legislação vigente para o controle de pragas urbanas, e nela pode-se ver que o assunto é sério, perigoso. Este negócio da dedetização, só foi regularizado e controlado, após o Ministério da Saúde aprovar a Resolução 52/09, começando a estabelecer as normas e as condutas para a implantação das atividades que fariam parte do controle de Pragas e vetores urbanos, deixando de ser uma simples dedetização.

E, assim, houve a necessidade em controlar e direcionar quais as empresas estariam habilitadas e, como poderiam fazer o controle de pragas urbanas. A Agência de Vigilância Sanitária(ANVISA) publicou em 19 de novembro de 2000 a Portaria 9, determinando os parâmetros legais para a atuação das empresas, garantindo a legalidade do negócio e protegendo a comunidade.

Portanto, depois de falarmos sobre as legislações, é muito importante lembrar que, o empreendedor em alimentos, antes da contratação, deverá analisar os parâmetros legais, os documentos necessários, certificando-se que a empresa está realmente liberada para fazer o controle de pragas urbanas do seu negócio.

Saiba como originou o nome Dedetização e fique por dentro das mudanças.

Primeiramente, é necessário conhecer os procedimentos legais para uso dos produtos químicos ou outros métodos biológicos no controle de pragas urbanas. Assim, você poderá saber mais sobre a diferença que se deu entre Dedetização e Desinsetização.

Por conta destas mudanças, houve uma grande estruturação no controle de pragas urbanas. A palavra Dedetização originou-se do uso do veneno de nome: DDT (Dicloro – Difenil – Tricloroetano). Você sabia que, o DDT foi usado até depois da segunda guerra mundial? Hoje, está totalmente proibido, porque devido a seu alto poder tóxico, é prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Mas por que ainda há empresas com a nomenclatura errada?

Mesmo que tenha mudado a nomenclatura, algumas empresas ainda usam o nome Dedetização. Você pode ter certeza que, uma empresa conectada com as questões ambientais, traduzirá bem o conceito da mudança, e utilizará o termo certo, desinsetização ou desinfestação.

Então, invista um pouco do seu tempo e saiba mais sobre o controle de pragas urbanas, garanta a qualidade do seu alimento. Quer ficar livre de aborrecimentos com a fiscalização da ANVISA.

Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para ler outras matérias no nosso blog.

Tenha uma consultoria para o seu negócio e fique longe de problemas com o fiscal sanitário, entre em contato.

Compartilhe!

Quer saber mais?

Para saber mais sobre os serviços e investimentos preencha o formulário:

Precisa de ajuda?